Falamos um pouco sobre o que é a metodologia SCRUM no artigo “Scrum, revolucionando a gestão de projetos ágeis”, neste artigo abordaremos um pouco mais de cada papel, sua importância e o que deve ser feito ou não por cada um deles.

Product Owner.

É o usuário chave do projeto, o que detém maior conhecimento sobre o que deve ser construído, do mercado e de concorrentes, de forma com que ele consiga realizar a priorização do que é mais importante ser desenvolvido. E claro o PO deve ter uma visão definida de onde deseja chegar. Sempre que possível é interessante utilizar o conceito de MVP (Minimum Viable Product), que falaremos mais pra frente em outro artigo.

No geral a sua responsabilidade é manter o Scrum Team motivado na entrega do produto final, assim como a priorização das tarefas do BackLog, de forma com que o Scrum Team consiga ter a visão de prazo e dos maiores desafios a serem entregues. Envolver o Scrum Team no objetivo, escopo e realização com certeza é uma das coisas mais importantes, pois assim todos ficam cientes de seus prazos, desafios e comprometimento com o projeto e com o cliente.

Para priorização de tarefas pode ser utilizada metodologias como a Matriz de Eisenhower e o Principio de Pareto. Abordaremos essas metodologias no artigo sobre Planning

As características chaves de um bom PO são:

  • Autonomia – Pode tomar as decisões sem ter que consultar outros superiores ou clientes envolvidos nos projeto.

  • Conhecimento do Negócio – É de total importância, pois através desse conhecimento que as melhores decisões serão tomadas, assim como a priorização das atividades a serem concluídas de acordo com o ROI.

  • Disponibilidade – Esta é uma das características mais importantes, pois ela garante que o Scrum Team tenha acesso Full-Time ao PO para que possa ser sanada dúvidas e obter direcionamentos.

  • Comunicação – O PO deve se comunicar com o cliente, seja ele interno ou externo, assim como, com os integrantes do projeto, de forma a deixá-los na mesma página mediante a qualquer tipo de problema, novidades ou soluções.

  • Conhecer o Mercado – Ele deve conhecer o mercado, tendências e seus concorrentes, de forma que consiga produzir um produto único e eficaz.

Apesar do PO definir as prioridades e ter total conhecimento sobre o produto, ele não deve pressionar o Scrum Team dizendo que existem apenas 2 sprint’s para a entrega do projeto. Ele precisa motivar o Scrum Team desde o inicio com metas claras e objetivas. Além disso, o Scrum Team deve ter o comprometimento e a ciência do que é possível entregar ou não de acordo com a priorização.

teste alt

Nick Fury planeja as próximas ações do time de acordo com o objetivo final.

Scrum Master.

Assim como o Product Owner é o dono do produto, o Scrum Master é o dono do processo a seguir através da metodologia SCRUM. E isso cria um equilíbrio entre o Scrum Team e o Product Owner em conjunto com os outros Stakeholder’s.

O Scrum Master tem como papel ajudar a equipe a seguir os principios, valores e boas práticas da metodologia SCRUM, ele é responsável por ser o facilitador nas Daily’s, promover reuniões, e remover qualquer impedimento que existe no decorrer do processo de desenvolvimento do produto, geralmente o seu papel é exercido por um líder técnico ou gestor de projetos. Ele deve atuar em atividades como o auxilio do PO no refino das histórias para o próximo sprint.

Ser um bom ouvinte, facilitador, motivador são excelentes características para o Scrum Master.

Capitão America, responsável pela união do time, cultura e metodologia das batalhas.

Scrum Team.

O Scrum Team é composto pelo time que irá operacionalizar as tarefas da sprint, geralmente é composto por design, desenvolvedor, tester, arquiteto, analista, ou seja, um time multidisciplinar com as características necessárias para que o produto seja desenvolvido. Normalmente seu tamanho tem entre 5 a 10 colaboradores, o ideal para uma boa interação e comunicação entre seus integrantes. É possível ter várias equipes Scrum trabalhando sobre o mesmo projeto, esta técnica é chamada de “Scrum of Scrums”, e são necessárias reuniões semanais de 2 a 3 vezes com representantes de todos os times envolvidos para que haja conhecimento sobre o que todos estão realizando.

O time deve estar motivado e envolvido na entrega e no objetivo do projeto, afinal são eles que fazem todo o desenvolvimento do produto.

As características de um bom integrante do Scrum Team são:

  • Colaboração – Ser capaz de atuar em time, colaborando e auxiliando os integrantes do Scrum Team com suas entregas.

  • Organização – A organização é peça chave quando se trabalha em time, ela dá a visibilidade para a equipe do que está sendo realizado, assim todos os integrantes podem trabalhar em conjunto para que a entrega da atividade seja realizada.

  • Multidisciplinar – Apesar de cada um ter sua característica mais forte, é importante que tenham conhecimento sobre o trabalho do seu companheiro de time, para que possa ser auxiliado e trabalhado em conjunto.

  • Comunicação – O Scrum define que os times devem ter até 10 pessoas justamente para que as daily não seja longa e para que se tenha uma comunicação assertiva dentro do projeto.

Os Vingadores, time multidisciplinar onde cada integrante tem um poder e uma característica.

Artigos Relacionados:
– Scrum, revolucionando a gestão de projetos ágeis @medium @teamsoft
– Scrum, conceitos de cada papel @medium @teamsoft

Sybrand W. Reinders
CEO – Teamsoft

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
ESTÁ NO NOSSO DNA.

START