O que é o SCRUM e como ele funciona?

Scrum é uma metodologia de desenvolvimento ágil, amplamente utilizada por grande parte das empresas de tecnologia que aproveitam de seus processos e cerimonias para gerenciar seus projetos digitais. Isso não quer dizer que o Scrum se limita a tecnologia, pode ser utilizado nos mais variados segmentos empresariais para a melhor gestão e acompanhamento dos projetos

O Scrum é dividido em ciclos de tempo, que geralmente levam de 2 a 4 semanas, e são chamados de Sprints, este ciclo por sua vez, é um ciclo iterativo, ou seja, assim que termina um ciclo, um novo é iniciado. Dentro de cada Sprint, temos uma reunião inicial chamada Planning, e ela tem como objetivo definir quais as atividades irão entrar para este ciclo, o decisor das atividades é o Produto Owner, ou seja, ele é responsável pelo produto e deve ser encarado como Dono do mesmo, ele quem definirá as atividades e prioridades de cada uma das Sprints.

As atividades definidas são alocadas no Product Backlog, e são descritas suas histórias de forma mais detalhada possível, neste momento é o ideal para que todo o time tire suas dúvidas e construa insight’s. Após, o Product Owner define quais as tarefas irão para o Sprint Backlog em conjunto com o time, este é um momento onde todos devem ter atenção a capacidade de entrega, para que não haja um excesso de tarefas de forma que não haja a entrega completa das histórias dentro da sprint.

No dia a dia, é realizada uma pequena reunião chamada de Daily preferencialmente pela manhã de no máximo 15 minutos, cujo objetivo é identificar se está sendo atendida as expectativas definidas na Planning e se há algum impedimento para realizar alguma atividade.

Ao fim de cada sprint é realizada uma reunião chamada Review, nesta reunião o Scrum Team mostra as novas funcionalidades, e é verificado se todas as atividades ficaram de acordo com o que foi definido na Planning, assim é definido se o objetivo foi concluído e se será possível lançar uma versão do produto.

Cerimônias e Papéis

  • Sprint – Ciclo de tempo 2 a 4 semaans

  • Produt Owner – Dono do projeto, elenca as atividades e prioridades

  • Scrum Master – Assegura que o time siga as cerimonias

  • Scrum Team – Time técnico

  • Product BackLog – Tarefas aguardando para serem desenvolvidas

  • Sprint BackLog – Tarefas elencadas a serem realizadas na sprint

  • Planning – Reunião de Planejamento de atividades

  • Daily – Pequena Reunião de Feedback Diário

  • Review – Reunião de apresentação das atividades realizadas

Benefícios

Um dos maiores benefícios na utilização do Scrum, com toda certeza é a aproximação do cliente e decisores com o Time Técnico, com isso eliminamos diversas barreiras, ruídos de comunicação e dúvidas que vão surgindo ao longo do desenvolvimento do produto. O time deve estar conectado não somente nas cerimonias mas no dia a dia de trabalho, de forma a sanar qualquer tipo de intercorrência que surja, além de promover o engajamento do time na entrega do produto, uma vez que todos participaram do planejamento e execução das atividades, e claro trazer total transparência ao cliente dos entregáveis.

Mais para frente iremos falar um pouco mais sobre cada cerimônia abordada, como realizá-las, quais tecnologias podem ser utilizadas e novos processos para otimizar cada parte da sua Sprint.

Sybrand W. Reinders
CEO – Teamsoft

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
ESTÁ NO NOSSO DNA.

START