No mundo dos negócios, Design Thinking, tem a ver com inovação.

A metodologia usada para oferecer produtos e serviços em conformidade real às necessidades de cada cliente, chama-se Design Thinking. Ela cada vez mais é utilizada pelas empresas que desejam aprimorar seus serviços de forma simplificada, melhor planejada e com mais agilidade, aproveitando as características de um profissional de designer — forma de pensar, potencial criativo e empatia dele — em todo o assunto e não só na criação de um produto.

Mesmo os melhores e maiores gestores bem preparados podem ter dificuldades na busca por soluções mais criativas para problemas  que aparentemente seriam simples. Por esse motivo, um passo importante é compreender as condições da empresa e implementar uma estrutura que favoreça o pensamento mais criativo.

Nesse momento entra o Design Thinking, uma abordagem de pensamento criativo e crítico. Um conceito que vai possibilitar a criação e organização de ideias, de modo a encontrar soluções para possíveis problemas enfrentados pela empresa.

O Design Thinking vai além da parte estética de produtos ou de serviços. No mundo dos negócios, está interligado com a inovação. Tem interesse pelo o assunto? Aproveite a leitura para saber mais sobre, como funciona e quais os benefícios dessa abordagem que vem ganhando mais espaço no mercado.

Design Thinking?

Design Thinking é uma maneira de abordagem que tem origem da área de design e se adapta às empresas e corporações. A tradução desse termo é “pensamento do design” ou “pensar como designer”. 

Essa abordagem constrói condições necessárias para que a equipe tenha insights e que possam colocá-los em prática. 

Tem como proposta que o processo criativo seja construído de forma coletiva e colaborativa, reunindo o máximo de ideias possíveis, perspectivas e visões diferentes. O termo foi popularizado por Tim Brown, CEO da Ideo, empresa norte-americana prestadora de consultoria em design. O empresário estabeleceu uma diferença entre ser designer e pensar como um. No seu ponto de vista, todos deveriam pensar como designers, mesmo que não sejam da área, para adquirir um nível radical de inovação nas empresas e na vida.

Como funciona o Design Thinking?

Visto como um conjunto de práticas e processos, o Design Thinking é um método que traz uma nova abordagem aos problemas. Assim, se relacionando para obter informações, analisa as soluções propostas consequentemente a partir do conhecimento gerado.

Com foco na experiência do consumidor/público-alvo. O diferencial deste método, é que ele parte da solução para o problema e não o contrário como é de costume.

Observando a rotina das pessoas para gerar o que querem ou precisam, fazendo o desafio da metodologia responder com criatividade às necessidades/desejos.

E agora? Como aplicar o Design Thinking?

Muitas são as formas de colocar em prática. Nas empresas, essa abordagem pode ter o objetivo de encontrar soluções para diferentes problemas de diversas naturezas e magnitudes. Para que se conquiste o sucesso, primeiro é essencial garantir que a criatividade seja o principal combustível e que faça parte da empresa culturalmente.

Outra forma de praticar o Design Thinking é na criação de novos produtos e serviços. Se reunir com pessoas de todas as áreas da empresa auxilia no enriquecimento do projeto em diversos detalhes do produto, elevando seu valor e as possibilidades de sucesso.

Para aplicação deste conceito dentro de sua na empresa, é necessário desenhar uma cultura de organização, e implementar a mudança da mentalidade. Seus colaboradores e demais envolvidos precisam desenvolver e evoluir a empatia, além de colaboração, criar um espírito cooperativo. 

É importante enfatizar, independentemente do objetivo com a implementação do conceito, que cada caso é um caso, ou seja, cada empresa irá conduzir o processo de uma maneira diferente. Dessa forma, existem etapas que podem ser seguidas para dar direção ao processo.

Etapas do Design Thinking

O primeiro passo a dar, é entender o problema que precisa de solução, profundamente. Depois, avaliar as possibilidades de solução, escolhendo a melhor opção e finalmente, planejar a aplicação. Vamos dividir o processo do Design Thinking em 4 etapas: imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento. 

Desde a imersão até o desenvolvimento, busca-se a inovação de maneira não linear, a atribuição e descoberta de valores  novos, significados para os projetos, serviços e produtos, assim como o pensamento colaborativo, para alcançar soluções, com base na experiência do consumidor.

1. Imersão

O primeiro momento começa com a compreensão do contexto e realidade da empresa. Então é recomendado a realização de uma análise SWOT para entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dessa empresa. É importante não esquecer de avaliar o feedback dos clientes, desempenho dos funcionários, cenário político e econômico e também, a cultura organizacional da companhia. Analise todo o cenário.

2. Ideação

Imersão concluída, pontos que precisam de solução mapeados agora é momento de reunir a equipe para um brainstorming e produzir ideias para criar insights. A equipe precisa se sentir à vontade para expor suas ideias sem receios de falha ou de críticas negativas. Esta é uma fase interessante para agregar dados de big data, expandindo as chances de sucesso.

3. Prototipagem

Após coletar uma quantidade satisfatória de ideias e soluções criativas, é momento de filtrar rigorosamente e definir as melhores alternativas com maior chances de sucesso. O ideal é que a escolha seja feita pelo grupo do brainstorming em conjunto.

No caso de produtos, esse é o momento do investimento em protótipos numa versão beta. Agora para serviços, mais vale desenvolver exemplificações gráficas, simulando as sugestões de ações para solução.

4. Desenvolvimento

A etapa final do processo de Design Thinking, é quando a ideia  sai do papel e é colocada em prática. Entram na ação as equipes de comunicação, marketing e comercial. Esse é o momento de oferecer/vender a solução criada e confirmar se ela realmente atende ao que os consumidores/público alvo precisam. Manter e analisar de perto é essencial para identificar de perto os possíveis pontos de melhoria.

Diferencial e vantagens do Design Thinking

O primeiro ponto positivo dessa abordagem é o seu custo. A implementação praticamente não gera despesas e sua vantagem competitiva é de enorme potencial com retorno ainda maior.

Segundo ponto, este pode ser um diferencial grande que sua empresa necessita para se destacar com louvor entre seus concorrentes. O pensamento mais criativo pode auxiliar sua empresa a conquistar a maior fatia de um mercado e potencializar mais os lucros.

Sendo um processo que envolve colaboradores diversos e seus pontos de vista, o Design Thinking agrega valores em todas as áreas da empresa. Isso resulta em colaboradores motivados e que se sentem valorizados pela empresa.

É excelente para uma empresa o sentimento de valorização e motivação por parte dos funcionários, isso contribui no aumento da produtividade em equipe. Mais do que valorizados, os colaboradores se sentirão parte de um grande time, com o sentimento de empatia e colaboração estimulado entre os membros.

O maior diferencial do Design Thinking é a eficiência em encontrar soluções para questões mais importantes dentro empresa, o que é fundamental para o desenvolvimento e excelência da mesma a longo prazo.

Algumas empresas que adotaram essa abordagem

Algumas das empresas que adotaram o Design Thinking e começaram a colher frutos muito antes de todo mercado conhecer os benefícios dessa abordagem. 

Veja algumas empresas que obtiveram sucesso.

O Design Thinking  foi utilizado na prática para desenvolver novas soluções em produtos e serviços. A empresa buscava adotar uma abordagem mais leve e divertida para fortalecer e alimentar sua relação com o público jovem e todo o processo foi elaborado, com foco nas necessidades e experiência dos consumidores. Tudo desenvolvido colaborativamente e com inovação.

A personalização da experiência dos usuários é, provavelmente, um dos maiores desafios da empresa. A Netflix compreende que o comportamento dos assinantes está em constante evolução com o passar do tempo e para oferecer as melhores opções possíveis, precisa compreender os hábitos e padrões de consumo dos seus consumidores, o que é o princípio básico do Design Thinking.

Além de uma variedade de chinelos, hoje você encontra toalhas, bolsas, chaveiros e mais outros produtos. Isso não é por acaso. A marca passou por um processo e identificou as oportunidades que surgiam dentro do seu nicho no mercado, concluindo que somar esses outros produtos em sua loja seria benéfico para suas operações.

O segredo para essa abordagem, é ter e fazer as perguntas certas para realizar ações que atendam às necessidades e desejos de seu consumidor. O sucesso do Design Thinking, está na capacidade de transformar e evoluir um aspecto da vida do usuário final. 

Não é por acaso que essa metodologia é utilizada no Vale do Silício, assim como outras metodologias que melhoram e simplificam processos diversos das empresas. A Apple, marca milionária e uma das mais valorizadas na atualidade, é uma das grandes incentivadoras dessa abordagem e faz uso da mesma para obter sucesso em seus produtos há muitos anos.

Finalizando, adotar a abordagem do Design Thinking em sua empresa, é uma ação que pode fazer a diferença no futuro do seu negócio. A partir dele a possibilidade de  encontrar soluções criativas, atrativas, eficientes e de baixo custo para diversos problemas, desde o lançamento de novos produtos e serviços até assuntos internos.

Duda Bastos
CMO/CXO at TeamSoft and
Co-founder at Deliverize startup